O que é?
Apuração de informações, realização de entrevistas, elaboração de textos e publicação de notícias e informes pertinentes à Universidade Federal de Rondônia – sobre processos seletivos, eventos, serviços e oportunidades, ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, entre outras – no Portal da UNIR, nos perfis e páginas oficiais nas mídias sociais e em outros veículos e canais institucionais de comunicação.
Quem pode solicitar este serviço?
Professores, técnicos-administrativos e alunos da UNIR.
Quais são os requisitos para acessar este serviço?
As pautas sugeridas devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação em espaço institucional.
Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?
Pela internet: enviar e-mail para ascom@unir.br com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.
Por telefone ou presencialmente: ligar para (69) 2182-2016, ou ir pessoalmente à Sucom (UNIR-Centro), e passar as informações à equipe da Ascom.
Importante:
- Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
- No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
- Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados, por exemplo. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.
Quais são as etapas de realização deste serviço?
Recebimento e análise da sugestão: após o recebimento da sugestão de pauta, a Ascom verifica questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto nos veículos de comunicação da UNIR.
Produção: acolhida a sugestão, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Ascom, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de mensagem, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.
Revisão, edição e publicação: com a redação inicial, a notícia é revisada, editada e publicada no Portal UNIR, eventualmente em posições de destaque, a depender de critérios editoriais. A notícia também pode ser veiculada/compartilhada em outros canais, como as mídias sociais e a newsletter, ou enviada como release/sugestão de pauta à imprensa.
Quais são os prazos para a execução deste serviço?
Os prazos variam de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos. E, importante, mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são encaminhadas à imprensa imediatamente após o recebimento da sugestão/solicitação de divulgação pela Ascom, que irá avaliar o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, outras pautas em desenvolvimento e os fluxos próprios da imprensa em cada veículo ou mídia. Assim, é importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção dos conteúdos.
Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quais são os canais de comunicação utilizados?
- Presencialmente, na sala da Ascom, na UNIR-Centro;
- Pelos telefones (69) 2182-2016 (WhatsApp)
- Pelo e-mail ascom@unir.br