O que é?
Envio, por e-mail, de comunicados, releases e sugestões de pautas institucionais – relacionadas a serviços, oportunidades, eventos e ações da UNIR – a veículos e profissionais de comunicação para ampla divulgação por meio da imprensa.
Quem pode solicitar este serviço?
Professores, técnicos-administrativos e alunos da UNIR (para envio), com prioridade para atendimento de solicitações da Gestão Superior da Universidade. Jornalistas e outros profissionais de comunicação (para recebimento).
Quais são os requisitos para acessar este serviço?
As pautas sugeridas para envio devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação por via institucional.
Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?
Para solicitar divulgação:
Os procedimentos para solicitação de divulgação à imprensa são os mesmos que os adotados para solicitação de publicação de notícias no Portal UNIR e demais canais institucionais de comunicação.
Pela internet: enviar e-mail para ascom@unir com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.
Por telefone ou presencialmente: ligar para (69) 2182-2016 (WhatsApp), ou ir pessoalmente à Ascom (UNIR-Centro), e passar as informações à equipe de redação.
Observações:
- Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
- No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
- Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados, por exemplo. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.
Para solicitar recebimento: Jornalistas e demais profissionais da imprensa interessados em receber comunicados, releases e sugestões de pauta sobre a UNIR devem enviar e-mail para ascom@unir.br e solicitar a sua inclusão na lista de mailing da Ascom.
Quais são as etapas de realização deste serviço?
Recebimento e análise da sugestão/solicitação: após o recebimento da sugestão de pauta/solicitação de divulgação, a Ascom verifica questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avalia possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto na imprensa.
Produção: acolhida a sugestão/solicitação, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Ascom, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de mensagem, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.
Envio: os comunicados, releases e sugestões de pauta são enviados à imprensa – aos jornalistas e veículos de comunicação cadastrados pela Ascom – via e-mail, juntamente com imagens de divulgação (sempre que possível) e indicação de fontes para entrevistas sobre o assunto.
Acompanhamento: após o envio, a Ascom mantém contato com repórteres, produtores e editores buscando encaminhar o melhor aproveitamento possível das pautas institucionais. Além disso, intermedia o contato entre os profissionais da imprensa e as fontes institucionais e acadêmicas da Universidade para o agendamento e a realização de entrevistas, assessora os entrevistados e, posteriormente, verifica os resultados do trabalho de divulgação por meio da clipagem de conteúdos referentes à UNIR veiculados na mídia e da elaboração de relatórios.
Quais são os prazos para a execução deste serviço?
Os prazos variam de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos. E, importante, mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são encaminhadas à imprensa imediatamente após o recebimento da sugestão/solicitação de divulgação pela Ascom, que irá avaliar o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, outras pautas em desenvolvimento e os fluxos próprios da imprensa em cada veículo ou mídia. Assim, importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção dos conteúdos.
Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quais são os canais de comunicação utilizados?
- Presencialmente, na sala da Ascom, na UNIR-Centro;
- Pelos telefones (69) 2182-2016 (WhatsApp)
- Pelo e-mail ascom@unir.br